O Que É E-Commerce? Saiba Como Funciona

Para quem nunca ouviu falar do termo e-commerce (comércio eletrônico) antes, a primeira pergunta que vem à mente pode ser: o que é e-commerce? Neste artigo, discutimos em detalhes o que exatamente é o e-commerce, como iniciar um negócio e muito mais.

O que é comércio eletrônico

O termo e-commerce (ou “comércio eletrônico” em português) é a comercialização de produtos e serviços pela internet, onde as transações são realizadas via dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones.

E-Commerce é um termo que abrange tudo relacionado com compras ou vendas online e, às vezes, pode ser escrito como “comércio eletrônico”. Qualquer variação na ortografia está correta e tudo descreve o mesmo ato de realizar negócios pela Internet.

Como a definição de e-commerce é tão aberta (inclui literalmente qualquer tipo de compra ou venda de bens ou serviços online), existem muitos tipos diferentes de empresas atuando no e-commerce.

Os modelos de e-commerce
Os modelos de e-commerce podem ser diferenciados em três categorias principais:

  • Que tipos de produtos são vendidos
  • Para quem os produtos são vendidos
  • Onde os produtos são vendidos

Vamos aprofundar um pouco mais nesses três modelos:

QUE TIPOS DE PRODUTOS SÃO VENDIDOS

Toda loja virtual pode ser diferenciada pelos tipos de produtos que vende. Existem quatro tipos de produtos principais que qualquer loja virtual pode vender e são eles:

  • Produtos Físicos
  • Produtos digitais
  • Serviços
  • Afiliados

Todos os negócios online de comércio eletrônico podem se encaixar em uma ou mais dessas categorias, e isso basicamente diz apenas que tipo de produtos eles vendem para seus clientes.

Produtos Físicos: Algumas empresas de comércio eletrônico vendem produtos físicos, o que significa que a empresa possui produtos reais que eles enviam para seus clientes e, quando os clientes abrirem o pacote enviado pela empresa, haverá um produto físico que eles poderão tocar, sentir e ver.

Produtos digitais: Os produtos digitais não são um produto físico real que pode ser enviado aos seus clientes. Uma vez que um produto digital é comprado online, o cliente pode fazer o download dos arquivos digitais imediatamente, sem a necessidade de a loja realmente enviar algo físico ao cliente.

Serviços: As empresas também podem fornecer serviços digitais ou presenciais que seus clientes podem comprar online. Esses serviços podem incluir qualquer coisa, desde serviços de design ou serviços de streaming (ambos são serviços digitais) a serviços de reforma de casa ou serviços de passear com cães (que são serviços presenciais).

Afiliados: Um Afiliado é alguém que deseja receber comissões para indicar/promover produtos de outras pessoas. Por cada venda que um Afiliado faz, ele recebe uma comissão definida pelo Produtor.

PARA QUEM OS PRODUTOS SÃO VENDIDOS

Embora seja comum pensar que todos os produtos são vendidos aos consumidores, esse nem sempre é o caso.

Estas são as três principais categorias nas quais as lojas de e-commerce vendem seus produtos ou serviços:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMOS LEGAIS

© Copyright 2019 Camelo Web - CNPJ: 32.539.701/0001-90